Visto e Informações Gerais

Vistos para o Brasil

ATENÇÃO: Toda a informação desta página de fontes oficiais em dezembro de 2016 e está disponibilizada para conveniência dos participantes. Não assumimos qualquer responsabilidade sobre eventuais erros na página. Recomendamos fortemente que todos os viajantes do ICM 2018 consultem http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/vistos e o consulado brasileiro mais próximo de sua residência em tempo hábil para planejarem suas vindas ao Brasil. O pedido de visto é de responsabilidade única e exclusiva do participante.

Princípio de reciprocidade
Por força de lei federal, o governo brasileiro é obrigado a exigir visto de entrada dos cidadãos de todos os países que exigem visto de entrada para brasileiros. Além disso, as taxas cobradas pelas autoridades brasileiras aos cidadãos de um dado país são essencialmente iguais àquelas que o referido país cobra dos cidadãos do Brasil. Outros requerimentos de reciprocidade podem existir: consulte o consulado mais próximo para maiores informações.

Quem precisa de visto para vir ao Brasil?
No presente momento, precisam de visto para visitar o Brasil cidadãos de Austrália, Canadá, Estados Unidos, Haiti, da maior parte dos países da Ásia, África e Oceania, e de alguns outros países. Veja a lista completa em http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/images/qgrv/QGRVsimplesport29JUN2017.pdf

Estão isentos de visto (turismo ou negócios) para visitas de curta duração os cidadãos da maior parte dos países das Américas do Sul e Central e da Europa, além de África do Sul, Cingapura, Israel, Marrocos, México, Mongólia e alguns outros países. Cidadãos do Mercosul podem viajar para o Brasil portando apenas um documento oficial de identidade de seu país de origem que esteja em boas condições e tenha uma fotografia recente. O viajante deve observar que o Brasil tem regras sobre tempo máximo de estada sem visto para cada nacionalidade. Consulte o documento a seguir para mais informações: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/images/qgrv/QGRVsimplesport29JUN2017.pdf

Como solicitar o visto para visitar o Brasil
Caso você precise de visto, você deverá fazer um requerimento no sítio Web https://formulario-mre.serpro.gov.br/sci/pages/web/pacomPasesWebInicial.jsf. Você precisará de um passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir de sua data de chegada no Brasil.

Cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão
Cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, podem agora solicitar visto brasileiro on-line, através do site do aplicativo eVisa (visto eletrônico) http://vfsglobal.com/brazil-evisa/

Requerimentos adicionais para viagens com menores

Carta convite
As autoridades brasileiras podem solicitar aos participantes do ICM 2018 que apresentem uma carta convite do evento. Esta carta poderá ser obtida após a confirmação de seu registro completo no ICM 2018, na sua área restrita online. Recomendamos que os participantes do evento tragam suas respectivas cartas para ingressar no país.

Importante: a carta convite é individual. Ela não substitui o visto de viagem nem abrevia o processo de obtenção do visto. Os viajantes que precisarem de visto devem seguir os procedimentos usuais para este fim.


Informações Gerais

Para informações sobre onde fazer compras, sobre entretenimento, restaurantes, lugares de interesse para visitar, programação turística, faça contato com o desk da agência de turismo oficial dentro do Riocentro ou com a recepção ou concierge do seu hotel.

Língua Oficial
O Português é a língua oficial do Brasil. Inglês e espanhol são amplamente compreendidos em aeroportos, hotéis, restaurantes e agências de viagens.

Seguro Viagem
É altamente recomendável que os participantes do ICM 2018 façam seguro adequado de viagem e de saúde antes de deixarem seus respectivos países. O Comitê Organizador do ICM 2018 não tem cobertura de seguro para os participantes e não se responsabiliza por qualquer acidente que posso ocorrer durante o congresso.

Hora Local
O fuso horário do Rio de Janeiro é GMT - 3:00

Aeroportos

GIG - Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim
Voos domésticos e internacionais.
http://www.riogaleao.com/
Tel: +55 21 3004-6050
Localizado na Ilha do Governador, é de fácil acesso por modernas vias expressas, ao Centro, Zona Oeste e à Zona Sul da cidade. Mais de vinte companhias aéreas internacionais e todas as companhias aéreas brasileiras operam no aeroporto.

SDU - Aeroporto Santos Dumont
Voos domésticos
http://www.aeroportosantosdumont.net/
Tel: +55 21 3814-7070
Localizado no Centro da cidade, opera voos regionais ligando as principais capitais do país, jatos executivos e aeronaves de menor porte. Serviços de táxi e ônibus ligam os aeroportos aos principais hotéis e áreas residenciais.

Clima
O Rio de Janeiro é uma cidade subtropical, localizada ao nível do mar. O clima local é quente e úmido. O verão se estende de dezembro a março, com temperaturas variando de 25°C (77°F) a 42°C (108°F) durante o dia. O inverno vai de junho a agosto, com temperaturas em torno de 20°C (68°F) de dia e 16°C (60°F) à noite.

O que vestir?
O traje esporte predomina no Rio, embora durante o horário de trabalho os alguns homens costumem usar terno e gravata e as mulheres roupas mais finas. Poucos locais no Rio exigem trajes formais. Para os homens, calça e camisa esporte são suficientes; para as mulheres, roupas informais tampouco serão problemáticas. Um agasalho leve é o bastante para as noites de inverno no Rio de Janeiro.

Água
A água fornecida do munícipio do Rio de Janeiro atende a padrões internacionais, porém devido ao uso pronunciado de cloro na água, é recomendável que se beba água mineral engarrafada.

Moeda
O Real é a moeda corrente no Brasil. As cédulas de dinheiro no Brasil trazem uma efígie feminina ("Mariana") que representa a República do Brasil. Além disso, cada variedade de cédula traz o desenho de um animal: 100 reais (garoupa), 50 reais (onça pintada), 20 reais (mico leão dourado), 10 reais (arara), 5 reais (garça), 2 reais (tartaruga marinha). Também existem cédulas legalmente válidas de 10 reais trazendo o navegador português Pedro Álvares Cabral. Por fim, circulam no Brasil moedas com valores indo desde um real até um centavo de real.

Eletricidade
A corrente elétrica do Rio de Janeiro é 110 ou 120 volts. Muitos hotéis e edifícios possuem tomadas alternativas para 220 volts.
Veja abaixo a imagem do modelo de tomada brasileira:


Policiamento
Delegacia Especial de Apoio ao Turismo - DEAT - um ramo especializado da Policia Civil, é constituída por delegado, detetives, investigadores e escrivães responsáveis pela apuração e registro de eventuais ocorrências. A DEAT está preparada para ajudar os viajantes em várias línguas - inglês, francês, alemão e italiano.

DEAT - Delegacia Especial de Apoio ao Turismo
Endereço: Rua Humberto de Campos, 315 - Leblon
Tel: +55 21 2334-6804


Taxis e serviços relacionados
Táxis comuns (amarelos) equipados com ar condicionado estão disponíveis em toda a cidade. Cada corrida é cobrada pelo taxímetro, com a exceção de algumas corridas a partir dos aeroportos da cidade. Taxas adicionais podem ser cobradas pelo transporte de itens grandes, como por exemplo malas acima de um determinado tamanho. A maioria dos táxis comuns só aceita pagamento em espécie, mas aplicativos como 99 Taxis e EasyTaxi permitem chamar um táxi remotamente e pagá-lo com um cartão de crédito pré-registrado.

Táxis especiais operados por companhias credenciadas podem ser pedidos por telefone ou em quiosques em alguns lugares, como aeroportos, hotéis e shopping centers. No caso de quiosques, a tarifa pela viagem é pré-fixada de acordo com o destino da corrida. Além disso, ela pode ser paga antecipadamente via cartão de crédito ou débito.

O Uber também está disponível no Rio de Janeiro, operando como em outras cidades do mundo.

Cartões de crédito e débito
Cartões Visa e MasterCard são aceitos na maioria dos restaurantes, hotéis, bancos e shopping centers do Rio de Janeiro. As bandeiras American Express e Diners Club são menos comuns, mas também são aceitas em muitos locais. Todos os cartões listados aqui podem ser usados para saques em caixas eletrônicos locais.

Gorjetas
Hotéis: as contas de hotéis normalmente incluem taxas de serviço. Restaurantes: a gorjeta é opcional, mas a maioria dos restaurantes adiciona uma gorjeta sugerida de 10% no final da conta. Taxis: a gorjeta é opcional, mas a maioria dos viajantes arredonda o preço cobrado para cima como recompensa por bom serviço. Carregadores de malas em hotéis e aeroportos: BRL 3,00 por item.

Internet sem fio e telefones móveis
WiFi está disponível (em muitos casos de graça) em hotéis, shopping centers, cafés e outras localidades. As companhias locais de telefonia móvel vendem cartões SIM pré-pagos para ligações telefônicas e acesso 3G ou 4G à Internet.

Horários de funcionamento
Bancos: segunda a sexta, das 10 às 16h.
Escritórios: segunda a sexta das 9 às 18h ou das 8 às 17h.
Lojas de rua: o mesmo que acima com a adição de 9 às 13h nos sábados.
Shopping centers: segunda a sábado de 10 às 22h; domingo das 15 às 21h.
Restaurantes e cinemas normalmente abrem por mais tempo.
Lojas 24h de conveniência estão disponíveis em várias partes da cidade.

Ligações telefônicas
Números de telefone no Rio de Janeiro: linhas fixas têm 8 dígitos, enquanto linhas móveis tem 9.

Chamadas internacionais para o Rio de Janeiro: O código internacional do Brasil para chamadas diretas é 55; o código de local para o Rio de Janeiro é 21. Portanto, para chamar um número do Rio a partir de um telefone internacional, acrescente o prefixo + 55 21.

Chamadas não locais a partir do Brasil: as chamadas locais no Brasil requerem a seleção de uma operadora que roteará sua chamada. Escolha seu prefixo de operadora da lista em http://www.prefixos.com.br/prefixoddd/operadoras/ e ligue da seguinte forma:


Consulados
Clique no link abaixo para conferir a lista de endereços dos consulados sediados na cidade do Rio de Janeiro: http://www.rcvb.com.br/consulados