A matéria escura e os neutrinos estão entre as partículas mais enigmáticas da natureza. Os neutrinos foram descobertos há décadas, mas

algumas de suas propriedades não se encaixam muito bem na teoria padrão da física de partículas. Elas são as partículas conhecidas com massa mais abundantes no Cosmos e poderiam até elucidar porque o Universo não pos

sui a mesma quantidade de matéria do que de anti-matéria. Já a matéria escura foi teorizada também há décadas, mas nunca foi detectada. Sem a sua presença as teorias mais aceitas para descrever o Universo caem por terra, mas até agora não há confirmação de sua existência. Ambas partículas compartilham o fato de serem difíceis de se detectar, dada sua baixa interação com a matéria. Existe hoje um grande esforço teórico e experimental nessas duas áreas, que provavelmente levará a uma nova geração de teorias físicas e um dos caminhos mais promissores para isso é a realização de grandes experimentos para detectar e medir essas partículas.

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Uma escola dedicada à detecção de neutrinos e matéria escura

Os neutrinos e a matéria escura possuem muitas conexões, tanto em relação a suas possíveis propriedades físicas, quanto aos seus métodos de detecção. Elas conformam alguns dos ramos de maior interesse a atividade na Física atual. Por outro lado, estes assuntos são geralmente pouco estudados no Brasil, inclusive nos cursos de pós-graduação em física, especialmente no que se refere aos seus métodos de detecção. Embora exista participação brasileira em experimentos de neutrinos (inclusive há dois em solo brasileiro!) e de matéria escura, esta participação ainda é tímida em nível mundial. Tendo em vista este cenário, será realizada pela primeira vez uma escola sobre a detecção desses dois tipos de partículas, a School on Dark Matter and Neutrino Detection, que ocorrerá de 23 de julho a 3 de agosto no International Center for Theoretical Physics – South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR), em São Paulo. A escola trará pesquisadores de renome internacional (brasileiros e estrangeiros) que abordarão estes dois temas de forma integrada aliando teoria e experimento. Esta é uma característica fundamental e inovadora da escola, que terá sua primeira semana dedicada à fundamentação teórica e a segunda aos métodos de detecção e aos experimentos associados, tanto em andamento quanto em construção ou planejamento.