Reportagem deste sábado da Folha de S.Paulo revela que o pesquisador extraordinário do IMPA e vencedor da medalha Fields, Artur Avila, vai trocar a França pela Suíça, a partir deste mês. Artur continua vinculado ao IMPA, sem nenhuma alteração. Continuar vinculado ao IMPA e ao Brasil foi uma exigência para ir para a Universidade de Zurique.  “O Impa é a principal instituição de matemática do país.” Artur também fala sobre o seu papel e sua função simbólica para o desenvolvimento da matemática no Brasil.

Leia a reportagem abaixo, de autoria de Sabine Righetti, na Folha de S.Paulo.

‘Nobel’ da matemática muda da França para Suíça – e segue com pé no Brasil 

O único ganhador brasileiro da medalha Fields — prêmio que é considerado o Nobel da matemática — está de malas prontas. O matemático Artur Avila (39) acabou de ser contratado pela Universidade de Zurique, na Suíça, onde começa a trabalhar em agosto. Ele deixa o CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, órgão do governo francês), onde era diretor de pesquisa, mas segue colaborando com o Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) — condição, diz, para que aceitasse a proposta suíça.

“Não queria interromper essa situação”, disse o matemático ao Abecedário.  “O Impa é a principal instituição de matemática do país.”